Need For Speed: o pega entre máquinas quentes – 1ª Geração (parte 1)

Uma das paixões do homem é o automobilismo. E o desejo pelas corridas e carros envenenados foi levado ao mundo dos games através da franquia Need For Speed – NFS, da EA – Eletronic Arts. Tornando-se um respeitado jogo de simulação de corridas de carros, a franquia possui uma respeitável lista de 20 games, sendo destes 18 com versões para a plataforma PlayStation, divididos em 3 gerações.

A primeira, a Geração Clássica é caracterizada pela pilotagem de carros esportivos e clássicos, onde o jogador tem a opção de ouvir músicas disponibilizadas pela playlist do próprio jogo. São 8 jogos com versões para PS1, sendo que os 3 últimos dessa geração ganharam versão também para PS2 e 1 com versão exclusiva para PC.

A Segunda Geração introduziu a história ao módulo carreira. O jogador tem missões a cumprir e vai acumulando dinheiro (pontos) que permitem comprar outros modelos de carros e modificá-los – tunning. Conforme avança no jogo, novas partes dos mapas são disponibilizados, assim como novos modelos e peças. De 2003 a 2010, essa geração acumulou 9 jogos, sendo 6 com versão PS2, 4 com versões PS3, 1 com versões exclusivas para Wii e Nintendo DS e 1 com versões exclusivas para PC e Mac.

A Terceira Geração – e atual – retoma a característica da clássica: pilotar carros esportivos. Somam-se 3 jogos nessa geração, de 2010 a 2011, todos com versão para PS3. O estilo da primeira e terceira geração é considerado como ‘arcade’, ou seja, o jogo possui uma linha específica e objetiva de avanço, não dependendo de ações paralelas ou opcionais como acontece em alguns games de ação e RPG.

A PRIMEIRA GERAÇÃO: GERAÇÃO CLÁSSICA (1994 a 2002- PS1 e PS2) – parte 1

   

1º. Road & Track Presents – The Need For Speed (1994): o primeiro game da série, lançado tanto para PC e também para console PS1, trouxe a simulação do comportamento real de seus carros, com a novidade do ronco do motor acompanhando as mudanças de marchas feitas pelo jogador. Esse realismo na pilotagem é o que o difere do restante dessa geração, considerada como ‘arcade’. Alguns de seus elementos se tornaram clássicos para a série, como o tráfego de veículos em locais abertos, a perseguição por carros de polícia e a destruição de elementos das pistas, como placas e cones. Os carros presentes neste jogo eram divididos em classes: ‘C’ – Acura NSX, Mazda RX-7, Toyota Supra; ‘B’ – Chevrolet Corvette ZR-1, Dodge Viper RT/10, Porsche Carrera 911; e ‘A’ – Lamborghini Diablo e Ferrari 512RT.

2º. Need For Speed II (1997): a continuação do NFS, em console PS1 e PC, traz como novidade circuitos pré-definidos para as corridas realizadas ao redor do mundo em seis pistas e uma pista extra. Uma versão especial (SE) foi lançada no mesmo ano acrescentando a pista Last Resort, do México. Muitos objetos do cenário podem ser atingidos e dificultar a pilotagem, assim como o uso de atalhos. As estrelas desse game são os carros esportivos: McLaren F1, Ferrari F50, Ford GT90, Lotus Elise GT1, Jaguar XJ220, Lotus Spirit V8, Italdesign Calà e Isdera Commendore 112i. A versão SE trouxe também os esportivos Italdesign Nazca C2, Ford Indigo, Ferrari 3555 F1 e Ford Mustang Mach III.

      

3º. Need For Speed – V-Rally (1997): a família NFS ganha uma versão de rally, trazendo muita lama e sujeira como tempero especial nas corridas. Com versões para PS1 e PC, o jogo disponibiliza 11 carros, com versões 4×2 e 4×4, para disputa de corridas em 10 pistas de rally. Entre os modelos disponíveis para o jogador estão: Citroen Saxo, Ford Escort WCR, Mitsubishi Lancer Evo IV, Nissan Almera, Peugeot 106 Maxi, Peugeot 306 Maxi, Renault Maxi Megane, Seat Ibiza, Skoda Felicia, Toyota Corolla e Subaru Impreza.

   

4º. Need For Speed III – Hot Pursuit (1998): agora os policiais estão mais presentes durante o jogo. As perseguições são mais intensas, atrapalhando os rachas, usando barris de fumaça e dentes de jacaré capazes de furar pneus e reduzir a velocidade dos carros. São 4 modalidades de jogos: o single player, escolhendo qualquer carro e qualquer pista; hot pursuit, consiste em perseguições onde o jogador pode escolher fugir ou perseguir como policial; tournament, um módulo de carreira com pontos acumulados; e practice, para praticar a pilotagem. Dispõe de 9 pistas e os carros presentes neste game são: Chevrolet Corvette, Ferrari 550 Maranello, Ferrarri 355 F1, Jaguar XK-8, Jaguar XJR-15, Lamborghini Countach, Lamborghini Diablo SV, Mercedes-Benz CLK-GTR, Mercedes-Benz SL600, Italdesign Scighera e Aston Martin DB7.

TRAILERS

1. Road & Track Presentes: The Need For Speed (1994)

2. Need For Speed II (1997)

3. Need For Speed: V-Rally (1997)

4. Need For Speed III: Hot Pursuit (1998)

(continua…)

Comente este artigo