A Chave de Sarah

Em ‘A Chave de Sarah’ (Elle s’appelait Sarah-2010), Julia Jarmond (Kristin Scott Thomas, de O Garoto de Liverpool e A Outra) é uma jornalista norte-americana radicada em Paris que passa a pesquisar sobre um fato pouco divulgado na França.

Em julho de 1942, cerca de 13.000 judeus franceses foram retirados de suas casas e amontoados no velódromo por cinco dias, sem comida, com pouca água e sem condições mínimas de higiene. Poucos conseguiram voltar para casa, alguns se suicidaram, outros foram mortos tentando fugir e os demais foram enviados a campos de concentração como Auschwitz e Drancy.

A chave do título pertencia a pequena Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) que, pouco antes da invasão do seu apartamento por policiais, tenta salvar o irmão caçula e o tranca num armário, instruindo para que ele fique em silêncio e espere sua volta pra libertá-lo, sem nem imaginar o que estava por vir. Os dias seguintes são de desespero, pois além do encarceramento, ficam preocupados com o caçula que ficou para trás.

Ao mudar para o apartamento da família do marido, Julia descobre uma ligação com a história de Sarah que poderá marcar sua vida. No elenco também estão Aidan Quinn (de Na Linha da Morte e Em Campo Minado) e Niels Arestrup (de Cavalo de Guerra e Profeta).

Comente este artigo