Alta Definição em 3D na sua casa

O cinema 3D encanta expectadores em todo o mundo pela qualidade das imagens e a sensação de envolvimento para quem assiste. Em muitos casos é como participar do filme, estar dentro dele. Essa tecnologia dos cinemas já está disponível para termos dentro de casa. Mas afinal, o que é preciso para assistirmos conteúdo em 3D em casa?

Primeiro, vamos entender como essa tecnologia funciona. Os filmes são rodados em alta definição e depois são editados de forma a separar partes da imagem para que se criar o aspecto de profundidade ou volume. Assim, temos uma parte do filme preparada para ser captada apenas pelo olho direito e outra para ser captada pelo olho esquerdo. Como nosso corpo foi preparado para processar o que observamos ao mesmo tempo, foi necessário criar um aparato que pudesse dividir literalmente esse processamento.

Os óculos são os responsáveis por filtrar as imagens para cada olho que, novamente processadas no cérebro, criam a sensação da profundidade e volume das imagens. Atualmente, o que há de melhor para home video é o blu-ray, um disco de alta capacidade com espaço suficiente para armazenar o conteúdo em HD (High Definition: Alta Definição) e com conteúdo 3D. Para usufruir dessa experiência é necessário juntar 3 equipamentos para reproduzir o blu-ray 3D: um leitor de blu-ray 3D atualizado, uma TV 3D com seus respectivos óculos, e o cabo HDMI compatível.

O Blu-ray Player 3D

O aparelho de leitura deve possuir o seu firmware – o sistema operacional – habilitado para a leitura das mídias 3D. Além disso, é importante manter sempre atualizado todos os aparelhos. A tecnologia do blu-ray passa por atualizações constantes de segurança e, para aproveitar toda a qualidade de imagem e som que disponibilizam, é preciso a atualização periódica. A grande maioria dos leitores de blu-ray atualmente disponíveis no mercado, principalmente os 3D, possuem interface de conexão direta à internet, o que facilita o processo de atualização. Um dos mais completos players atualmente é o PlayStation 3D, que roda tanto filmes quanto games em 3D.

A Televisão 3D

Os televisores 3D vem ganhando cada vez mais espaço e preferência na escolha dos consumidores. A diferença de imagem para as antigas TVs de tubo é de encher os olhos. A diferença entre as marcas e modelos – e também o preço – é o conjunto das funções extras adicionadas à TV.  Há opções de LCD, LED e Plasma, com acesso direto à internet, quantidade de entradas diferentes, com ou sem conversor digital, quantidade de óculos inclusos, sem contar as diferenças de tamanho, variando principalmente entre 25″ a 60″. Para aproveitar o conteúdo 3D é necessário que o espectador utilize um óculos compatível com a TV.  Ou seja: cada espectador deverá utilizar um óculos para usufluir do conteúdo 3D.

Cabo HDMI Compatível

Esse é um item que pode passar despercebido, mas também é muito importante para que o conteúdo 3D funcione. A partir da versão 1,4 o cabo hdmi é habilitado para transmitir o conteúdo 3D. Conectando a TV e o player corretamente, e com seu filme ou game em 3D na bandeija,  é só aproveitar!



Comente este artigo