Céu em Chamas

A segunda guerra mundial marcou nações inteiras com o terror causado pelas tropas nazistas em seus campos de concentração. Em ‘Céu em Chamas’ (Ballada o Bombere/The Bomber-2011) o cinema russo apresenta a história de uma guerrilha que resiste às tropas alemãs. Escalado para uma missão de apoio para a guerrilha, o piloto e capitão russo Andrey Grivtsov (Nikita Efremov) e o navegador Linko (Aleksandr Davydov) devem levar a unidade de rádio e sua operadora Katya (Ekaterina Astakhova) até a guerrilha, para que sirvam de canal de comunicação com o exército russo. Andrey e Katya já haviam se apaixonado mesmo antes da missão e a felicidade de ambos quando se veêm juntos na missão é grande.

 

Durante o vôo são surpreendidos por uma bateria anti-aérea que derruba o avião. Por ordem de Andrey, Linko salta antes do pouso forçado e tenta fugir assim que chega ao chão, mas é capturado. Andrey e Katya conseguem fugir com o rádio para a floresta. Linko é levado para um campo de concentração onde a tortura e a impossibilidade de fugir, ou mesmo sobreviver, lhe obrigará a agir de forma inescrupulosa.

 

Depois de alguns dias na floresta, Andrey acaba capturado pelos alemães também, enquanto protege a fuga de Katya que segue ao encontro da guerrilha. A luta de cada um dos três sobreviventes da queda do avião se desenrola em meio à guerra e as atrocidades dos alemães. Campos de refugiados, ataques à vilas de civis e a missão de resistir a todo custo vão se misturado à esperança que Andrey e Katya nutrem de se reencontrar.

 

Ambientado em campos e vilas da 2ª guerra mundial, retrata o anos de terror sobre o domínio alemão, mas também a coragem e a determinação daqueles que resistiram à tirania. Honra, compromisso e lealdade fazem frente à traição e crueldade, o filme mistura o tema de guerra com drama, ação e romance.

Comente este artigo