João Nogueira: 70º aniversário comemorado com ‘Samba Book’

Nascido em 12 de novembro de 1941, João Batista Nogueira Junior foi continuísta, vitrinista e funcionário da Caixa Econômica Federal. Apesar de não saber tocar violão direito, herdou do pai o talento musical e foi como compositor que teve seu nome imortalizado como mestre do samba: João Nogueira.

Sobre a direção de Afonso Carvalho nasceu o projeto Samba Book, com o objetivo de reunir a obra de grandes nomes do samba brasileiro em diferentes mídias. O primeiro é dedicado a João Nogueira, tendo seu filho Diogo Nogueira como anfitrião recebendo convidados ilustres para cantar a seleção de 24 sucessos da obra de seu pai, agora eternizados em vídeo.

 

 

Na voz de nomes consagrados como Zeca Pagodinho, Djavan, Beth Carvalho, Marcelo D2, Lenine, Martinho da Vila, Mart’nália, Fundo de Quintal, Alcione, Ivan Lins, Jorge Aragão, Teresa Cristina e Arlindo Cruz, as músicas de João Nogueira são embaladas pela banda que reúne grandes músicos brasileiros que formaram parceria com o mestre do samba em algum momento de sua carreira.

O video mescla momentos de depoimentos e bastidores desse encontro musical histórico, sob a direção de Bruno Murtinho, gravado em setembro de 2011 no estúdio Visom, no Rio de Janeiro. Além de eternizar a obra deste ícone da música brasileira, o Samba Book inicia uma série de edições que irá reunir a obra também de outras personalidades do samba. Perfeito para colecionadores e amantes do samba, o projeto Samba Book marca a estreia do selo Musickeira. ‘Samba Book Jõao Nogueira’ está disponível em DVD e blu-ray.

Comente este artigo