Jogos Vorazes

Num futuro alternativo, a capital de Panem subjulgou a rebelião dos distritos e para manter a paz instituiu os Jogos Vorazes (The Hunger Games-2012). Todos os anos os 12 distritos devem oferecer os tributos, um jovem casal com idade entre 12 e 18 anos para participar de um torneio lutando por sobrevivência onde somente um deles sairá vivo.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence, de X-Men: Primeira Classe e Vidas Que Se Cruzam) pertence ao 12º distrito, morando na vila dos mineradores, com sua irmã mais nova e a mãe. Excelente caçadora no manejo do arco e flecha, Katniss vê o nome de sua irmã sorteado já no primeiro ano em que participa e se oferece como voluntária para substituí-la nos jogos. Peeta (Josh Hutcherson, de Minhas Mães e Meu Pai e Ponte Para Terabitia), filho do padeiro, é o garoto escolhido para também representar o 12º Distrito.

 

Os dois seguem para a capital, acompanhados por seu mentor Haymitch (Woody Harrelson, de O Mensageiro e Proposta Indecente) responsável em transmitir as dicas para melhorar imagem de ambos a fim de angariarem patrocinadores. Os patrocinadores podem salvá-los  durante os jogos com o envio de itens essenciais para a sobrevivência. Os jogos são glamurosos, transmitidos pela televisão através do mestre de cerimônias Caesar Flickman (Stanley Tucci, de Capitão América: O Primeiro Vingador e O Diabo Veste Prada) e toda sua execução é dirigida por Seneca (Wes Bentley, de Motoqueiro Fantasma e Sede de Vingança).

 

Quando finalmente os jogos começam, Katniss terá que sobreviver, acima de tudo, pela promessa feita a irmã, evitando os outros competidores pouco amistosos que visam a riqueza prometida ao único vencedor. Mas a participação de Katniss pode mudar a história dos jogos, principalmente pelo seu relacionamento com Peeta, colocando o poder exercido pelo presidente Snow (Donald Sutherland, de Cortina de Fogo e Pilares da Terra) sob dúvida,  mediante a população de todos os distritos que assiste os jogos.

 

Dirigido por Gary Ross (Seabiscuit: Alma de Herói e A Vida em Preto e Branco), conta com um visual de figurinos extravagantes num cenário futurístico misturado a elementos medievais. A história é adaptada do livro de Suzane Collins, que possui ainda outros dois livros na série: Em Chamas e A Esperança.

Comente este artigo