Um Método Perigoso

Durante uma época que marcou a história da psicanálise, o Dr. Carl Jung (Michael Fassbender, de X-Men: Primeira Classe e Bastardos Inglórios) inicia o tratamento da jovem Sabina Spielrein (Keira Knightley, de Piratas do Caribe e A Duquesa). Ela será sua primeira paciente em quem aplica os métodos recém desenvolvidos por Sigmund Freud (Viggo Mortensen, de A Estrada e Mar de Fogo). Russa de nascimento e  judia, ela aceita bem os métodos do dr. Jung, que assume o desafio de não apenas curá-la, mas também de promover seu retorno aos estudos e ao antigo sonho dela em se formar como médica.

Assim como os recentes estudos de Freud, Dr. Jung consegue aprofundar o tratamento e descobrir que a causa do comportamento anormal de Sabina está intimamente ligado ao seu desejo sexual masoquista. Jung é casado com a jovem aristocrata Emma (Sarah Gandon, de A Casa dos Sonhos), mas o medo constante em vê-la engravidando sucessivas vezes, sem intervalos, o atormenta.  Essa tortura pessoal e o envolvimento entre médico e paciente se acentuando cada vez mais, leva Jung e Sabinda a virarem amantes.

Tentando manter sua imagem como bom pai, esposo e médico, Jung mantém seu caso em completo segredo, mesmo quando passa a se reunir com Freud em busca do desenvolvimento da psicanálise. Com o passar dos anos, a divergência nas opiniões de mestre e aprendiz levam ambos ao rompimento da amizade. A essa altura, Sabina termina seus estudos na escola de medicina e busca especializar-se também como psiquiatra. Entre seu caso com o Dr. Jung e a busca em continuar seu tratamento com o Freud ela ficará no meio de uma disputa de ideais ao qual terá papel fundamento em apaziguar os ânimos, sabendo da importância de ambos para o futuro da ciência.

Um Método Perigoso (A Dangerous Method-2011) é dirigido por David Cronenber, de Senhores do Crime, Marcas da Violência e A Mosca.

Comente este artigo