Albert Nobbs

Irlanda, final do século XIX. Naquela época, o trabalho era extremamente raro, ainda mais para as mulheres. Albert Nobbs (Glenn Close, de 102 Dálmatas e da série Damages) ficou sozinha muito cedo, abandonada pelos pais e depois com a morte da senhora que foi contratada para tomar conta de sua criação. Sua única saída era trabalhar e a única oportunidade que teve à mão foi como garçom.

 

Para isso, teve que se disfarçar como rapaz. Com a falta de opções, ganhou o emprego e dali em diante seguiu sua vida disfarçada como homem, até chegar ao Hotel Morrison, em Dublin, um renomado estabelecimento da época que recebe a alta aristocracia. Albert é um dos melhores e mais atenciosos garçons, estimado pelos hóspedes. Juntando as gorjetas que recebem durante uma vida, está prestes a realizar seu sonho de ter seu próprio negócio: uma tabacaria.

Numa noite, sua patroa determina que divida sua cama com o sr. Page (Janet McTeer, de Contraponto e Amor Maior que a Vida), contratado para realizar pintura de um dos cômodos do hotel. Obrigado a aceitar a situação Albert vê seu segredo revelado para o sr. Page que, para demonstrar que seu segredo estava seguro, também revela que também é uma mulher que se veste de homem.

 

Através das conversas com Page, Albert se inspira a procurar uma companheira, uma esposa com quem dividiria sua vida e o trabalho em sua futura tabacaria. Escolhe a jovem Helen (Mia Wasikowska, de Alice no País das Maravilhas e Minhas Mães e Meu Pai) que também trabalha no hotel. Só que ela está interessada em Joe (Aaron Johnson, de O Garoto de Liverpool e Kick Ass: Quebrando Tudo), um jovem aventureiro que conquista Helen e a ilude para juntos enganarem e retirar algum dinheiro de Albert.

 

Dirigido por Rodrigo Garcia (Passageiros e Destinos Ligados), Albert Nobbs (2011) retrata a vida de uma mulher que se transfigurou para poder sobreviver e construir um sonho, através de uma vida de muito trabalho e solidão, escondendo-se atrás da imagem de um refinado garçom irlandês.

http://www.youtube.com/watch?v=BQJjxn6RUKI

Comente este artigo