B-17: A Fortaleza Voadora

Na segunda guerra mundial os aliados usaram numersos esquadrões de bombardeiros B-17 para atacar vários alvos nazistas. Apesar de eficientes, essa estratégia se monstrou extremamente cara. O filme ‘B-17: A Fortaleza Voadora’ (Fortress-2011) conta a história dos tripulantes de uma dessas aeronaves e seu dia-a-dia entre as missões, as horas de espera e os problemas com a manutenção de seu avião.

 

Conhecida como ‘Moça’, a aeronave comandada pelo tenente Michael (Bug Hall, de American Pie: O Livro do Amor) recebe um novo co-piloto, o jovem tenente Wally (Donnie Jeffcoat, de Controle Absoluto) que veio substituir o antigo piloto morto em combate. O time recebe também dois novos atiradores que se juntaram a Archie (Sean McGowan), Burt (Chris Owen, de O Nevoeiro) e Charlie (Manu Intiraymi) na tripulação do ‘Moça’.

 

Wally não foi bem recebido pela tripulação e depois de se perder do esquadrão em sua primeira missão a situação fica ainda pior: ninguém confia nele além de Michael. Mesmo sem saber como lidar com a situação, porque além de tudo ele é muito certinho em relação ao comportamento do resto do time, terá que lidar com o sargento Camparelli (Howard Gibson) pela melhor manutenção do avião, e com a perseguição do tenente Monroe (Matt Biedel) que não quer relaxar no fornecimento do material solicitado por Charlie – que na verdade pediu suprimento extra para fabricar clandestinamente bebida destilada para ele e seus companheiros.

Com várias cenas de combate aéreo, a história mostra a união entre os tripulantes durante a guerra, a necessidade da confiança e fraternidade entre eles, acima de qualquer coisa, para se manterem vivos e com a esperança de retornar para casa. Possui versão 3D disponível em blu-ray.

Comente este artigo