Xingú

A história do Brasil é recheada de grandes aventuras, muitas delas atravessaram gerações e foram o início de importantes conquistas para os brasileiros. Uma delas foi a saga dos irmãos Villas Boas que largaram suas vidas na cidade grande e, apesar de todo estudo e cultura que tiveram privilégio de conquistar em suas juventudes, optaram pelo sonho de desbravar terras desconhecidas no interior do país, em lugares inóspitos e cheios de mistérios e surpresas.

 

Xingú (2012) conta como os irmãos Orlando (Felipe Camargo, de O Dia da Caça e Sonhos e Desejos), Cláudio (João Miguel, de A Suprema Felicidade e Estômago) e Leonardo (Caio Blat, de Bróder e Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos) se inscreveram no chamamento do governo para desbravar as florestas do Brasil central. Os irmãos largaram suas vidas relativamente confortáveis pela aventura nas florestas desconhecidas e inexploradas do Brasil, para cumprir a missão do mapeamento de toda essa região e, futuramente, levar o progresso e novas filhas para viverem e trabalharem por lá.

 

Mas logo o inevitável acontece e eles se deparam como o índios. Mas Cláudio não estava atrás de simplesmente conquistar a região, ele queria conhecer a cultura dos índios, se comunicar e entender o modo de vida daquelas pessoas. Logo os irmãos Villas Boas se tornam os defensores dos povos indígenas com o sonho de criar um território protegido no meio das florestas para que mantenham suas aldeias da forma com sempre foram, desde seus ancestrais. Só que a missão não será fácil: além da política, enfrentaram posseiros, madeireiros e exploradores de terras.

 

Dirigido por Cao Hamburguer, de uma forma primorosa e com uma fotografia magnífica o filme retrata uma importante parte da história do Brasil, numa época de desbravamento das terras brasileiras e o início da criação do Parque Nacional do Xingú e os acontecimentos por trás dessa aventura. Participação de Maria Flor (360 e O Bem Amado), como a médica Marina que aceitou o desafio de ajudar a cuidar da saúde dos indios.

Comente este artigo