Uma das maiores catástrofes naturais dos últimos tempos aconteceu em 2004. Um tsunami no Oceano Índico atingiu a costa oriental de vários países do sul da Ásia e também a Indonésia. Essa história foi contada para o cinema através dos relatos vividos por uma família americana em férias na época, em um hotel recém inaugurado na Tailândia. Henry (Ewan McGregor, de O Escritor Fantasma e Incendiário) e Maria (Naomi Watts, de Jogo de Poder e King Kong) levam os três filhos para uma viagem que esperam ser uma grande diversão para a família.
Só que num dia agradável, quando estão brincando na área das piscinas, uma enorme onda surpreende à todos. Enquanto Henry se agarra aos dois menores, Maria se vê sozinha enquanto a onda se aproxima dela assustadoramente. Arrastada pela forte correnteza através de inúmeros destroços, ela consegue retornar à superfície e logo consegue localizar Lucas (Tom Holland), seu filho mais velho. Juntos os dois lutam para se agarrar em algo que evite que sejam carregados pela imensa massa de água.
Quando finalmente a água vai embora, todo o cenário em volta deles, antes um lindo paraíso, agora é só destroços. Machucados, mãe e filho iniciam um difícil jornada em busca de socorro. Ao mesmo tempo, Henry envia seus dois filhos menores para um lugar mais seguro, temendo uma nova onda, e parte em busca de Maria e Lucas.
‘O Impossível’ (Lo Imposible-2012) é dirigido por Juan Antonio Bayona (O Orfanato), mostrando a realidade de uma catástrofe que deixou milhares de vítimas fatais, destruiu localidades inteiras e que marcou muitas vidas. Acima de tudo, mostra uma história de busca, esperança e reencontro. Tudo em meio ao caos, mas que ao mesmo tempo engrandece a vida humana e o sentimento de solidariedade que percorre a uma multidão de diferentes culturas e origens para salvar uns aos outros, da melhor maneira possível… ou impossível!