Django: Livre

Filmes de western (ou de faroeste) são paixão para muitos. O cinema está repleto de títulos inesquecíveis, com décadas de história. É nesse gênero que Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios, À Prova de Morte, Kill Bill, Jackie BrownPulp Fiction: Tempo de Violência e Cães de Aluguel) resolveu aventurar-se… e em grande estilo! Escolheu ninguém menos que Django para re-inventar a história.

Django-1 Django-2

Ao contrário do personagem original vivido por Franco Nero (A Família Sagrada e Cartas para Julieta), Tarantino mostra Django (Jamie Foxx, de Código de Conduta e Stealth: Ameaça Invisível) como um escravo a caminho de um leilão para ser vendido por um dinheiro qualquer. No meio da jornada, acorrentado a outros escravos, o grupo encontra com o Dr. King Schultz (Christoph Waltz, de Água Para Elefantes e Besouro Verde), aparentemente um pacato dentista alemão em sua carroça. Abordando os homens que escoltam os escravos, Schultz pergunta se Django está entre eles e lhes faz uma oferta de compra.

Django-3 Django-4

Claro que tudo acaba em discussão e depois de alguns tiros, Schultz liberta Django e o leva consigo. Na realidade, Schultz é agora um caçador de recompensas e precisa da ajuda de Django para encontrar alguns criminosos, sabendo que eles foram os responsáveis por capturar Broomhilda (Kerry Washington, de As Mil Palavras e Acho Que Amo Minha Mulher), esposa de Django, e depois por vendê-la para outros senhores de escravos. E assim os dois começam uma sociedade incomum, dividindo o lucro das capturas – ou mortes – de criminosos procurados.

Django-5 Django-6

Só que o que realmente Django deseja é encontrar Broomhilda com dinheiro suficiente para comprar sua liberdade. Seu destino passa a ser a fazenda de Calvin Candie (Leonardo DiCaprio, de A Origem e Prenda-me Se For Capaz), inescrupuloso herdeiro de terras, com muitos escravos, que agora investe em luta até a morte entre os mais fortes escravos, que nada podem fazer além de tentar manterem-se vivos. E junto a Candie está Stephen (Samuel L. Jackson, de Serpentes a Bordo e Ameaça Terrorista), um velho escravo esclerosado da família, cruel e metido a conselheiro que vai tornar ainda mais difícil o objetivo de Django.

Django-7 Django-8

‘Django: Livre’ (Django: Unchained-2012) é uma emocionante viagem ao velho oeste, contada ao modo característico de Tarantino, com uma fotografia incrível, uma história com ritmo muito interessante, tiroteio e ação o tempo todo e, claro, um diálogo de tirar o fôlego, cheio de entrelinhas e alfinetadas, num jogo inteligente e refinado, mas ao mesmo tempo inescrupuloso e cheio de armadilhas. Jonah Hill (Anjos da Lei e Superbad: É Hoje) aparece no papel de um atrapalhado racista. O papel do Dr. Schultz rendeu a Christoph Waltz o Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante de 2013.

Comente este artigo