Lincoln

A história do 16º  presidente dos Estados Unidos e sua luta para aprovação da 13ª emenda é contada por ninguém menos que Steven Spielberg (Indiana Jones, Minority Report: A Nova LeiA Lista de Schindler) no filme ‘Lincoln’ (2012). Em seu último mandato Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis, de O Lutador e O Mundo de Jack e Rose) leva até as últimas consequências seus esforços para aprovação da abolição da escravatura através de uma emenda à constituição nacional americana.

Lincoln-1 Lincoln-2

O estado de guerra civil, com a luta entre o norte e o sul, provê ao presidente plenos poderes para determinar as leis que regem aquele período. Com esse poder, Lincoln decreta o fim da escravatura. Mas o final da guerra, apesar de desejado e esperado por todos, pode por um fim nessa sua decisão e tornar os negros americanos novamente escravos. Para que a questão se torne definitiva, é preciso que aprove-se o assunto como emenda. Para que isso aconteça, a votação precisa da maioria da câmera, uma missão que pode ser praticamente impossível, considerando que a oposição está em número maior, totalmente contrária aos interesses do Presidente.

Lincoln-3 Lincoln-4

Mary Todd (Sally Field, de Uma Babá Quase Perfeita e Legalmente Loira 2) insisete em pedir ao marido que desista da emenda para decretar o final da guerra e ter a chance de tracer seu filho Robert (Joseph Gordon-Levitt, de 500 Dias Com Ela e A Origem) de volta para casa. Apesar dos apelos de sua esposa , Lincoln se mantém firma na decisão e buscará os mais inusitados – e nem sempre corretos – meios para conquistar os votos necessários para aprovação de seu projeto. Na câmera, seu grande porta voz torna-se Thaddeus Stevens (Tommy Lee Jones, de MIB: Homens de Preto e Um Divã Para Dois), que sempre foi a favor da abolição, mas que terá que mudar seu discurso radical para conquistar seus oponentes.

Lincoln-5 Lincoln-6

Com uma fotagrafia primorosa, os detalhes do figurino da época formam o cenário para as atuações perfeitas do elenco. Daniel Day-Lewis está idêntico ao presidente americano na pele de Lincoln, numa caracterização impressionante de maquiagem e atuação que lhe renderam o Oscar® de Melhor Ator de 2013. Completam o elenco David Strathaim (O Ultimato Bourne e Boa Noite e Boa Sorte), James Spader (A Sombra do Medo e Sexo, Mentiras e Videotape), Hal Holdbrook (Na Natureza Selvagem e Como Água Para Elefantes), Tim Blake Nelson (O Incrível Hulk e Irmãos de Sangue) e John Hawkes (O Gângster e S. Darko: Um Conto de Donnie Darko). Sugestão: fica bem interessante assistir ao filme ‘Conspiração Americana’ (The Conspirator-2010) após assistir ‘Lincoln’.

Comente este artigo