Os Miseráveis

Os Miseráveis-0 Os Miseráveis-0a

O diretor Tom Hooper (O Discurso do Rei e Sombras do Passado) adaptou para o cinema umas das mais conhecidas obras do escritor Victor Hugo, ‘Os Miseráveis’ (Les Miserables-2012), utilizando o formato do musical que estreou na Broadway em 1.987. Essa é a história de Jean Valjean (Hugh Jackman, de X-Men Origens: Wolverine e Austrália) que termina seus dias de prisão como escravo. Libertado após 19 anos por Javert (Russel Crowe, de Robin Hood e Os Indomáveis), ele carregará para sempre em seus papéis o rótulo de ex-prisioneiro altamente perigoso.

Os Miseráveis-1 Os Miseráveis-2

Depois de vagar sem destino e completamente sem esperança, Jean Valjean é acolhido em um mosteiro, onde muda o rumo de sua vida e o próprio nome para Madeleine, assume a vida de um próspero e caridoso empresário, torna-se prefeito da cidade onde mora. Em sua fábrica, trabalha Fantine (Anne Hathaway, de Noivas em Guerra e O Amor e Outras Drogas) que é acusa de roubo pelas colegas de trabalho que descobriram seu segredo: uma filha bastarda, cujo pai ninguém sabe paradeiro. Demitida pelo gerente da fábrica, após Madelaine se eximir da responsabilidade de julgar o caso, Fantine vai parar no beco das prostitutas. Sua filha está distante aos cuidados do malandro taberneiro Thénardier (Sasha Baron Cohen, de Bruno e Borat) e de sua esposa (Helena Bonham Carter, de Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet e O Discurso do Rei). Sem alternativas para sustentar a filha, Fantine se prostitui, sofre humilhações e acaba doente.

Os Miseráveis-4 Os Miseráveis-3

Quando novamente Madelaine encontra com Fantine, já é tarde para a moça, mas ele assume a promessa de encontrar e cuidar de sua filha. Depois de crescida, Cosette (Amanda Seyfried, de Mamma Mia! e Cartas Para Julieta) se encontra e se apaixona por Marius (Eddie Redmayne, de Os Pilares da Terra e Morte Negra) e sonha em viver um grande amor. Durante toda uma vida, Jean Valjean continua com o nome de Madelaine, escondendo seu passado de todos, enquanto vê cada vez mais Javert se aproximar e desvendar os mistérios que cercam a vida do ex-prisioneiro.

Os Miseráveis-5 Os Miseráveis-6

Uma obra grandiosa, com uma produção capaz de transportar o espectador para a França do século 19, a história é contada através dos diálogos cantados dos personagens, em melodias que realçam todos os sentimentos demonstrados pela vida de cada um deles, seus sofrimentos, alegrias, remorsos, esperanças e reconciliações. Entre a prisão, o sucesso e a promeça de uma vida, Jean Valjean passa de marginal a bondoso homem de negócios e uma brilhante obra literária retratada nas telonas.

Comente este artigo