Boca

Hiroito de Morais Joanides foi uma figura controversa e famoso, por seus crimes e comandar uma região pesada em São Paulo, chamada de ‘Boca’, na década de 1960. Durante os anos em que passou na prisão, escreveu sua própria biografia que se transformou no filme ‘Boca’ (2010), dirigido por Flavio Frederico, que chega em 2013 aos cinemas e video.

Boca-6 Boca-2

Nesta adaptação, Hiroito ganha vida na interpretação de Daniel de Oliveira (de Jean Charles e 31 Minutos: O Filme). Ainda adolescente, Hiroito acompanhou um amigo até a zona de baixo meretrício e após sua primeira experiência com uma prostituta, não conseguiu deixar mais o hábito de lado. Já adulto, após defender uma dessas prostitutas do ataque de um outro homem, Hiroito é inocentado no julgamento por sua morte, alegando legítima defesa.

Boca-3 Boca-4

A partir de então, Hiroito começa sua escalada para se tornar o ‘Rei da Boca’, agenciando meretrizes e usando seus pontos para vender drogas como maconha e cocaína. Em uma das noites passeando pelas ruas da Boca, Hiroito encontra com Alaíde (Hermelina Guedez, de Assalto ao Banco Central). Seu coração dispara e apaixonado por ela, depois de uma noite de sexo os dois acabam se casando e Alaíde se torna sua principal parceira. Entre noites de festas regadas a bebidas e drogas, comemorando sua boa fase nos negócios, Hiroito é roubado pelo melhor amigo Osmar (Milhem Cortaz, de Tropa de Elite e Plastic City: A Cidade de Plástico).

Boca-5 Boca-7

Ameças e amizade rompida, os Hiroito e Osmar continuam na trilha de seus negócios. Eles contam com a ajuda da excelente pistoleira conhecida como Miss Petrópolis, Silvia (Leandra Leal, de Zuzu Angel e Mato Sem Cachorro) e trabalham sob a proteção do delegado Honório (Paulo Cesar Pereio, de Gatão de Meia Idade e É Proibido Fumar) mantido por generosas somas de dinheiro. A trajetória de violência e negócios escusos de Hiroito mostrada sobre sua própria ótica buscam justificar suas ações e firmar seu lugar na história.

Comente este artigo