O Sistema

Sarah (Brit  Marling, de A Negociação e Sem Proteção) é uma ex-agente do FBI que agora trabalha para uma corporação particular, comandada por Sharon (Patricia Clarkson, de Amizade Colorida e A Floresta). A missão dessa corporação é proteger de todas as formas, de grandes empresas, seus integrantes e suas informações. Com o crescimento constante de atos terroristas à essas corporações, Sarah recebe a missão de se infiltrar no grupo que se auto-denomina ‘O Sistema’. Altamente treinada, ela avisa ao marido que terá uma missão na Europa, mas na verdade ela começa a vagar pelo país em busca de algum tipo de pista.

OSistema-01 The East - FILM REVIEW

Com o tempo Sarah encontra Benji (Alexander Skarsgård, de Melancolia e Battleship: Batalha dos Mares) e Izzy (Ellen Page, de Juno e Face Oculta) num lugarejo afastado onde vivem com seu grupo, em uma propriedade completamente isolada e aparentemente abandonada. O grupo possui hábitos completamente fora dos padrões para o julgamento de Sarah, comendo lixo e com total desprendimento de bens materiais. Conforme mais tempo ela passa com o grupo, algumas atividades lhe são confiadas e ela percebe que conseguiu chegar aonde queria.

OSistema-03 OSistema-04

Só que ao mesmo tempo em que serve de informante para sua chefe Sharon, ele descobre em Benji e Izzy muito mais do que simples arruaceiros e anarquistas. Uma causa que parece bem fundamentada começa a se vislumbrar diante dos olhos de Sarah, colocando não apenas sua missão em risco, mas todos os valores com os quais convivia até então, deixando dúvida quanto ao seu real papel nessa missão.

TE_11763.nef OSistema-06

O Sistema (The East-2013) é dirigido por Zal Batmanglij (Sound Of My Voice) que coloca em pauta questionamentos sobre o poder do capitalismo sobre os recursos naturais do planeta, a busca consciência ambiental, a exigência da transparências das grandes corporações e a divulgação das consequências prejudiciais que o progresso impõe e muitas vezes é varrido para baixo do tapete para que alguns tenham acesso ao lucro enquanto outros sofrem os efeitos colaterais, simplesmente no descaso. Ação e suspense na dose certa garantem a atenção do espectador.

Comente este artigo