Uma noite de crime

Num futuro próximo, os Estados Unidos criaram um feriado nacional, uma noite, onde todos os cidadãos podem liberar sua violência e raiva da forma como lhe convém, nenhum crime é punido durante aquelas 12 horas, mesmo assassinatos. Essa noite é chamada de “A Noite do Crime”,  onde qualquer cidadão pode realizar a sua própria purificação através de atos violentos, das 19h da noite até às 07h da manhã do dia seguinte, uma vez por ano.

UmaNoiteDeCrime-01 UmaNoiteDeCrime-02

James Sandin (Ethan Hawke, de 2019: O Ano da Extinção e Dia de Treinamento) possui uma família exemplar, de classe alta e uma excelente casa num bairro privilegiado, graças ao seu trabalho vendendo um sistema de segurança de última geração, justamente para proteger aqueles que podem pagar durante à noite de purificação. Esse ano é ainda mais especial,  pois suas vendas permitiram que sua família ampliasse ainda mais a casa, justamente com a comissão das vendas do sistema aos seus vizinhos. Só que essa melhoria não deixa Mary Sandin (Lena Headey, de Instinto de Vingança e Reflexos) confortável com a vizinhança.

UmaNoiteDeCrime-03 UmaNoiteDeCrime-04

Porém, mesmo que essa radical solução tenha levando o país a reduzir sua taxa de criminalidade para menos de 1% no restante do ano, os filhos de James não se sentem nada à vontade com esse festival, Zoey (Adelaine Kane, de Donner Pass) e, principalmente, o caçula Charlie (Max Burkholder, de A Creche do Papai). Quando as sirenes tocam e o sistema da casa é ativado, Charlie escuta os gritos de socorro de um estranho (Edwin Hodge, de Amanhecer Violento e A Maldição da Forca), que pede auxílio para se esconder daqueles que o perseguem. Charlie libera a entrada do estranho em casa, contrariando seus pais. Em seguida, um grupo de jovens bem apessoados bate à porta dos Sandin, exigindo que entreguem o estranho sem teto, para que eles pratiquem sua purificação. Caso isso não aconteça, eles prometem invadir a casa e matar não somente o estranho, mas toda a família de James.

UmaNoiteDeCrime-05 UmaNoiteDeCrime-06

Com a direção de James DeMonaco (Cidade do Crime), ‘Uma Noite de Crime’ (The Purge-2013) é uma crítica visceral quanto à violência gratuita da sociedade, apresentante de forma nua e crua, através de um ato oficial de liberação com a desculpa de tornar o país mais civilizado, aceitando que a natureza violenta do homem seja externada contra os menos favorecidos. Um formato explícito que retrata a dura realidade da ‘civilização’ moderna, onde muitas vezes os mesmos atos são realizados de maneira velada, longe dos olhos da grande maioria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s