Uma noite de crime

Num futuro próximo, os Estados Unidos criaram um feriado nacional, uma noite, onde todos os cidadãos podem liberar sua violência e raiva da forma como lhe convém, nenhum crime é punido durante aquelas 12 horas, mesmo assassinatos. Essa noite é chamada de “A Noite do Crime”,  onde qualquer cidadão pode realizar a sua própria purificação através de atos violentos, das 19h da noite até às 07h da manhã do dia seguinte, uma vez por ano.

UmaNoiteDeCrime-01 UmaNoiteDeCrime-02

James Sandin (Ethan Hawke, de 2019: O Ano da Extinção e Dia de Treinamento) possui uma família exemplar, de classe alta e uma excelente casa num bairro privilegiado, graças ao seu trabalho vendendo um sistema de segurança de última geração, justamente para proteger aqueles que podem pagar durante à noite de purificação. Esse ano é ainda mais especial,  pois suas vendas permitiram que sua família ampliasse ainda mais a casa, justamente com a comissão das vendas do sistema aos seus vizinhos. Só que essa melhoria não deixa Mary Sandin (Lena Headey, de Instinto de Vingança e Reflexos) confortável com a vizinhança.

UmaNoiteDeCrime-03 UmaNoiteDeCrime-04

Porém, mesmo que essa radical solução tenha levando o país a reduzir sua taxa de criminalidade para menos de 1% no restante do ano, os filhos de James não se sentem nada à vontade com esse festival, Zoey (Adelaine Kane, de Donner Pass) e, principalmente, o caçula Charlie (Max Burkholder, de A Creche do Papai). Quando as sirenes tocam e o sistema da casa é ativado, Charlie escuta os gritos de socorro de um estranho (Edwin Hodge, de Amanhecer Violento e A Maldição da Forca), que pede auxílio para se esconder daqueles que o perseguem. Charlie libera a entrada do estranho em casa, contrariando seus pais. Em seguida, um grupo de jovens bem apessoados bate à porta dos Sandin, exigindo que entreguem o estranho sem teto, para que eles pratiquem sua purificação. Caso isso não aconteça, eles prometem invadir a casa e matar não somente o estranho, mas toda a família de James.

UmaNoiteDeCrime-05 UmaNoiteDeCrime-06

Com a direção de James DeMonaco (Cidade do Crime), ‘Uma Noite de Crime’ (The Purge-2013) é uma crítica visceral quanto à violência gratuita da sociedade, apresentante de forma nua e crua, através de um ato oficial de liberação com a desculpa de tornar o país mais civilizado, aceitando que a natureza violenta do homem seja externada contra os menos favorecidos. Um formato explícito que retrata a dura realidade da ‘civilização’ moderna, onde muitas vezes os mesmos atos são realizados de maneira velada, longe dos olhos da grande maioria.

Comente este artigo