A Menina que Roubava Livros

Na Alemanha, ano de 1.937, Leslie (Sophie Nélisse, de O Que Traz Boas Novas) é uma menina de 12 anos que viaja com sua mãe de trem no meio à paisagens geladas. No caminho, seu pequeno e amado irmão morre. Mas o destino das duas já foi traçado e Leslie é deixada com um casal que irá cuidá-la como filha adotiva. Hans (Geoffrey Rush, de Piratas do Caribe e Frida) já é de idade e possui muito pouco trabalho como pintor de letreiros. Rosa (Emily Watson, de Almas à Venda e Miss Potter) lava e passa para fora, a atividade que vem sustentando a casa.

AMeninaQueRoubavaLivros-01 AMeninaQueRoubavaLivros-02

Numa vizinhança humilde, logo o garoto Rudy (Nico Liersch, de Um Pai Quase Perfeito) insiste em ser amigo de Leslie e acaba conseguindo levá-la para a escola e, aos poucos, conquistar sua amizade. Em suas corridas no caminho da escola, sempre Rudy pede um beijo à Leslie se ganhar, o que é prontamente negado. Na escola, porém, Leslie é motivo de piadas por sua dificuldade em ler. Em casa, Hans também começa a conquista Leslie, principalmente quando se oferece para ler um livro que ela encontrou, ao mesmo tempo que a ensina a descobrir as aventuras por trás das letras até então incompreensíveis para ela.

AMeninaQueRoubavaLivros-03 AMeninaQueRoubavaLivros-04

Quando oficiais do exército alemão chegam à sua cidade e realizam um comício para que todos se purifiquem das influências de outras culturas, Leslie se recente ao ver a enorme fogueira de livros onde os cidadãos arremessam inúmeras obras que ela mesmo gostaria de decifrar. O que lhe resta, então, é roubar livros da biblioteca da esposa do prefeito, cliente de Rosa. Buscando por novas aventuras num mundo fantástico de leituras, Leslie vê a violência e o medo crescerem à sua volta, enquanto crianças e adultos misturam a alegria e o temor pela guerra que se aproxima.

AMeninaQueRoubavaLivros-05 AMeninaQueRoubavaLivros-06

‘A Menina que Roubava Livros’ (The Book Thief-2013) é dirigido por Brian Percival, através da apresentação de um Narrador Misterioso (Roger Allam, de Ventos da Liberdade), que conta a história de uma jovem e corajosa menina que enfrenta a solidão, conquista um novo espaço no mundo, mas vê esse mesmo mundo desmoronando em meio à crueldade da guerra, entre os próprios compatriotas alemães e, depois, com a chegada dos bombardeios.

Comente este artigo