Rota de Fuga

Reunindo dois grandes ícones do cinema de ação, ‘Rota de Fuga’ (Escape Plan-2013) mostra o trabalho de Ray Breslin (Sylvester Stallone, de Daylight e Cop Land), um especialista em segurança que é contratado para determinar as falhas nos principais presídios dos Estados Unidos. Mas a sua forma de trabalho é, no mínimo, curiosa. Para testar as prisões, ditas como ‘de segurança máxima’, ele é aprisionado como um condenado qualquer, passando um período dentro de cada presídio, estudando uma forma de fugir. A cada fuga, seu relatório gera uma série de informações para que a segurança seja melhorada.

PlanoDeFuga-01 PlanoDeFuga-02

Depois de publicar um livro e recém libertado de seu último contrato, ele recebe a visita de uma agente especial do governo, que propõe um trabalho com ganhos acima do habitual. Porém, o serviço não é também normal. A prisão a ser testada é de uma iniciativa privada internacional, tão secreta que ninguém sabe sua localização ou tem acesso a qualquer informação sobre sua estrutura. Mesmo contra os argumentos de sua equipe, Abigail (Amy Ryan, de Zona Verde e Medo da Verdade) e Hush (Curtis ’50 Cent’ Jackson, de O Rei das Armas e Twelve: Vidas Sem Rumo), ele aceita o desafio, para alegria de seu sócio.

PlanoDeFuga-03 PlanoDeFuga-04

Tudo corre bem, até sua captura com a identidade de um falso terrorista. Mas quando chega ao seu destino, Ray, com o codinome ‘Porto’, percebe que tudo é muito diferente. Uma cela suspensa dentro de vidros invioláveis, soldados mascarados e uma estrutura completamente isolada, sem janelas. Na entrevista inicial, percebe que seu contato, o diretor, não é quem esperava, mas sim Hobbes (Jim Caviezel, de Velozes e Mortais e A Paixão de Cristo) que não lhe dá moleza e não aceita o protocolo para abortar a missão. Agora Ray se vê numa situação complicada e sua única saída pode ser fechar uma parceria com outro detento, Emil Rottmayer (Arnold Schwarzenegger, de Um Herói de Brinquedo e O Vingador do Futuro), um simpático e respeitado prisioneiro, mas que também é osso duro de roer. Juntos, terão que tentar o impossível: uma rota de fuga.

PlanoDeFuga-05 PlanoDeFuga-06

Dirigido por Michael Håfström (1408 e Conspiração Xangai), esse filme com muita ação é um marco na história do cinema reunindo dois grandes talentos da telona em uma história diferente, com boas reviravoltas e que mostra que os dois astros ainda estão em grande forma. Participação de Sam Neil (2019 O Ano da Extinção e A Profecia) no papel do médico do presídio, Dr. Kyrie.

Comente este artigo