Trapaça

Irving Rosenfeld (Christian Bale, de Batman O Cavaleiro das Trevas e Inimigos Públicos) sempre teve que se virar para conseguir algo na vida. Começou ajudando seu pai, de forma não exatamente correta, no ramo de vidraçarias, ainda criança. Depois de herdar os negócios dele, também iniciou uma rede de lavanderias. E com o passar do tempo, também começou com pequenas transações de arte e agiotagem de dinheiro. Até que numa festa conhece Sidney Prosser (Amy Adams, de  Encantada e Dúvida).

Trapaça-00 Trapaça-01

Sua vida deu um salto enorme, pois Sidney passou a ajudar em seus negócios e os lucros foram às alturas. Principalmente a promessa de lucros para todas as pessoas que confiavam numa provável inglesa que Sidney interpretava e que dizia conhecer investidores da Inglaterra prontos à auxiliar qualquer um que precisasse de dinheiros, mas que tivesse o valor da comissão a pagar. No meio do caminho topam com o agente Richie DiMaso (Bradley Cooper, de Caso 39 e Maluca Paixão) que ameaça prendê-los se não cooperarem para conseguir provas que incriminem outras agiotas e corruptos.

Trapaça-02 Trapaça-03

O plano começa a se complicar quando Richie decide partir para prender o prefeito Carmine Polito (Jeremy Renner, de Guerra ao Terror e O Legado Bourne), que parece não ser má pessoa, preocupado com sua comunidade, mas que mesmo assim aceita alguns caminhos para conseguir o que o povo precisa. Tudo poderia ser mais fácil caso não fosse a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes e Vidas que se Cruzam), uma verdadeira dondoca que usa o próprio filho para chantagear o marido em meio às suas crises bi-polares. Enquanto Irving e Sidney cooperam com o ambicioso Richie, mais e mais o trio se aprofunda no sub-mundo e os riscos aumentam a passos largos.

Trapaça-04 Trapaça-05

‘Trapaça’ (American Hustle-2013) tem direção de David O. Russell (O Vencedor e Huckabees: A Vida É uma Comédia) com um excelente visual inspirado na moda dos anos 70, com todo o charme das roupas e decorações espalhafatosas. Os personagens são viscerais, viajando de forma intensa em emoções de alegria, confiança, desespero, arrogância e sofrimento. Uma teia de trapaças e mentiras começa a se emaranhar e a possibilidade de saída ou vitória parece completamente remota. Participação de Robert De Niro (Homens em Fúria e Cortina de Fogo) como Victor Tellegio, um ex-assassino a serviço da máfia, e Michael Peña (Crash: No Limite e Besouro Verde), como um agente do FBI.

Comente este artigo