99 Casas – Não deixe de ler

Filme com eletrizante violência que aborda um tema com forte carga atual, a crise financeira, e traz as polêmicas questões: até que ponto uma pessoa se dispõe a abandonar suas convicções em função do dinheiro? No meio de uma crise financeira, vale tudo, até vender a “alma”?

A história é inspirada no impacto da grande crise imobiliária americana, época em que várias famílias foram despejadas de suas casas por falta de condições de quitar financiamentos e perderam seus imóveis.

99-homes

Dennis Nash (Andrew Garfield), recentemente desempregado, se vê numa situação difícil, sem condições financeiras para manter sua casa e prover o sustento de seu filho pequeno e de sua mãe (Laura Dern). Confrontado por uma ação de despejo e movido pelo desespero, ele acaba aceitando trabalhar para o inescrupuloso empresário Rick Carver (Michael Shannon), justamente o homem responsável pela penhora de seu imóvel. Em pouco tempo, Dennis vai incorporando toda a didática predadora de Carver, aprendendo as formas de lucrar com a miséria dos outros e se tornando cada vez mais hábil em despejar outras pessoas que atravessam a mesma circunstância antes experimentada por ele.Porém, realizar um trabalho desumano tem um preço alto. Dennis é obrigado a passar por cima de tudo e de todos, abrir mão da ética e  de convicções pessoais, se tornando uma pessoa desconhecida para si mesmo. Aos poucos, ele se torna um poço de raiva e rancor, provando da mesma violência que imprime em suas ações.

99-homes_a

Além da força da história, há ainda um elenco de peso, entre os quais se destacam:

Michael Shannon (Batman Vs Superman – A Origem da Justiça; O Homem de Aço) dá um show no papel do empresário vilão, que ganha dinheiro em cima da miséria e não tem regras. Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha, no papel de Peter Parker) dá vida a um atormentado pai, dividido entre um trabalho sujo e seus valores pessoais. Laura Dern (Jurassic Park, e indicada ao Oscar por As noites de Rose) dá a carga dramática certa no papel de uma mãe que presencia seu filho destruir-se naquilo o que tem de mais valioso – seus valores.

99-homes_v

O Diretor Ramin Bahrani, bem conhecido por “A Qualquer preço” (Dennis Quaid e Zac Efron), faz um trabalho seguro, sem cair no melodrama, mantendo o fio da tensão na mão do espectador.

 

99 Casas está em pré-venda na ewmix_logo  com entrega prevista para 24/08/2016.

Texto: Thaís Guimarães

Comente este artigo