Uma linda história de amor… E uma suspeita pode colocar tudo a perder. Aliados

14Aliados é ambientado na segunda guerra mundial e tem como fio condutor o romance entre Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beauséjour (Marion Cotillard). Após se conhecerem em uma missão na cidade de Casablanca num Marrocos invadido pelo governo Nazista, os dois se casam e seguem a vida de casados na Inglaterra . Após um ano, o casamento perfeito fica ameaçado após uma suspeita de que Marianne é na verdade uma espiã alemã infiltrada para repassar planos secretos para as tropas inimigas.

Robert Zemeckis é um diretor que sem dúvida sabe contar uma história, e que tem no seu currículo longas como, De Volta Para o Futuro, Forrest Gump, Náufrago e O Voo, desse modo seu novo filme, “Aliados”, chega com uma expectativa enorme, ainda mais por trazer no elenco Brad Pitt e Marion Cotillard como protagonistas.

Aliados, segue uma espécie de fórmula para se aproximar desses sucessos do passado com uma elaboração visual do que há de mais moderno no grande cinema americano. Assim, o longa de Robert Zemeckis mistura amor, drama e suspense num filme que perpassa esses gêneros de forma fluída, tendo suas forças na presença no casal de protagonistas Marion Cotillard e Pitt, no roteiro pacientemente estruturado de forma clássica e nos maneirismos atuais do CGI e no trabalho de câmera de Zemeckis e seus “impossibles shots”.

A fotografia recheada de belas paisagens, luz adequada e cores harmônicas, o figurino são luxuosos, e colaboram para a aproximação do casal, o diretor conduz ao longo do filme. Quando Max aparece pela primeira vez na frente de Marianne, os dois se abraçam como se fossem os mais íntimos pombinhos apaixonados mesmo sem nunca ter se encontrado, um ótimo começo. De volta ao seu apartamento, eles definem as regras para fazer essa relação funcionar e a missão ser cumprida.

O filme ainda tem uma grande função de mostrar que a humanidade já errou tanto ao longa de sua história e que devido a isso deveria aprender a não repetir os equívocos. A guerra seja para qual motivo for, é uma solução que acaba deixando marcas que possivelmente nunca irão sumir na vida de quem a presencia. O cinema está aí para não esquecermos do passado e tentar deixar o presente o futuro melhor.

Aliados é tenso e absorvente e, além disso, inspira a maioria das reações de filmes antigos. Você se apaixona, você se envolve e você gruda na poltrona esperando o desfecho de mais um casal noir que tem tudo para não ter um final tão feliz assim.

 

Assista o trailer e surpreenda-se!

Aliados já está em venda na em Blu-ray e DVD.

Comente este artigo