A Lei da Noite – Grande produção de Ben Affleck

A trama acontece na década de 20, baseado no livro homônimo que integra a trilogia de Lehane sobre o mafioso Joe Coughlin (vivido por Affleck no filme), filho caçula do importante capitão de policia da cidade de Boston. Em A Lei da Noite, Joe Coughlin depois de tentar sem sucesso levar uma vida de fora da lei na cidade à parte da máfia irlandesa e da italiana, se muda para a Flórida e lá prospera às margens da legalidade, nos últimos dias da Lei Seca.
Se tem um filme que foi pensado em todos seus detalhes para figurar entre essas produções é novo longa de Ben Affleck (Argo), A Lei da Noite, que tem atores estrangeiros e negros em papéis importante, aborda o tema do racismo e tem entre os envolvidos dois vencedores do Oscar, o estilo com a qual Joe Coughlin intervem no futuro e a vida de todos ao seu redor é singular e impressionante. O personagem é bem construído, possui suas próprias crenças, e fica óbvio que diante daquele cenário de intrigas, chantagens, ameaças e negócios, poucos podem sobreviver ou manter a sanidade.
A direção de Affleck é excelente, deixa o espectador muitas vezes, maravilhado. Com alguns takes de plano-sequência e perseguições de tirar o fôlego, o notório diretor nos entrega um produto, com altíssima qualidade. A produção do filme também foi extraordinária, mostrando desde o primeiro minuto uma ambientação impecável, com veículos, figurinos, locações escolhidas, e até mesmo a palheta de cores utilizada pelo diretor de fotografia, Robert Richardson, convence o público de que aquela história realmente se passe entre os anos 20 e 30.


O filme traz questões relevantes à respeito do cenário atual por baixo desse visual de filme de gangster dos anos 1930. O longa trabalha muito bem a questão dessa metáfora da construção de um império do crime como se fosse a criação da própria nação americana, em que a identidade dos EUA já nasceria da corrupção e da violência.


A trama remonta momentos fantásticos, como a primeira perseguição de carro e uma das últimas cenas de tiroteio. E não há dúvidas que Affleck tem um futuro brilhante pela frente que ainda vai nos brindar com ótimos filmes, seja atuando, dirigindo, produzindo ou escrevendo.

Garanta agora, Disponível em DVD e Blu-ray https://ewmix.com/colecao/1170/0/a-lei-da-noite

Comente este artigo