Os Meninos Que Enganavam Nazistas, um filme que mostra os horrores da guerra retratado sob o olhar de uma criança.

A trama é baseado no livro autobiográfico de Joseph Joffo lançado em 1973, Os Meninos Que Enganavam Nazistas (no original, Un Sac de Billes ou Um Saco de Bolinhas de Gude). A trama se passa em Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. A emocionante história é na verdade uma narrativa de Joseph e Maurice, e se passa durante um dos períodos mais turbulentos da França. Os irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, precisam deixar a cidade e se separarem de sua família em busca de uma zona livre ao sul a França, onde poderão viver livres da Gestapo e dos Nazistas, porém ao passar do tempo e acontecimentos posteriores, os meninos vão percebendo que chegar até o lugar, é bem mais complicado do que parecia, e que poderão de fato confiar em poucas pessoas.

Com atuações que prendem o espectador, o grande carisma e a química entre os dois irmãos dão força para alavancar a trama do filme. Dorian Le Clech que interpreta Joseph está brilhante, mostrando inocência e ao mesmo tempo superação, enquanto Batyste Fleurial como Maurice apresenta fragilidade e força na medida. Outra atuação de forte destaque é de Patrick Bruel interpretando com maestria, a idealização do patriarca da família, o grande ídolo e mentor de Joseph, impossível não ser notada pela bravura, coragem de Elsa Zylberstein como Anna, a mãe, ao precisar ser forte ao se separar dos filhos para garantir-lhes a sobrevivência.

O longa nos brinda uma trilha sonora e figurinos que verdadeiramente nos remetem aos anos da guerra, e ainda o capricho da fotografia com belíssimas paisagens dão um toque especial, parecendo realmente termos voltado à França de 1941.

Mesmo usando como pano de fundo a guerra, Os Meninos que Enganavam Nazistas é um filme interessante e que sabe bem mesclar momentos engraçados e agradáveis, e e traz o importante tema envolvendo a união e a confiança da família para que possa ser superado as mazelas deixado pelos horrores de uma guerra, parte da nossa história que precisa ser lembrada para que não venha se repetir.

Os Meninos Que Enganavam Nazistas, já está disponível na

Comente este artigo