Eu, Tonya, nos dá a melhor performance de Margot Robbie em tons de humor negro.

 

O filme conta a historia de Tonya Harding (Margot Robbie), que apesar de ter tido uma infância pobre, se torna a campeã de Patinação no gelo do Reino Unido e a segunda colocada no Campeonato Mundial.

Tonya Harding era uma promessa do esporte estadunidense. Apesar do inegável talento, ela viu seu nome envolvido em um crime. Às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, sua principal concorrente foi brutalmente atacada, anulada das competições.

I-Tonya

LaVona Golden (Allison Janney de Beleza Americana), a mãe da patinadora Tonya, se destaca no primeiro terço do longa. Uma mulher que nunca havia expressado afeto pela filha, mas mantinha um elevado nível de cobranças. Debochada, sarcástica, irônica, egoísta, a personagem sintetiza o delicioso tom dessa inusitada cinebiografia.

eu-tonya

Tonya, o ex-marido Jeff Gillooly, e o segurança pessoal dela Shawn, foram responsabilizados judicialmente pelo atentado.

O texto do roteirista Steven Rogers (Lado a Lado; P.S. Eu Te Amo) se estrutura na forma de falso documentário. Uma boa tática, uma vez que, em se tratando de uma história real com tantas versões divergentes, dá oportunidade a cada um de ter voz própria. Além de ser praticamente impossível se desligar da ideia de que são atores tentando te enganar, revela a intenção do filme de fazer graça.

i-tonya-blood

A ressalva não diminui a importância do trabalho dos atores – reforçado por uma impecável reconstrução de época pelas equipes de maquiagem, figurino e direção de arte – bem-sucedidos, inclusive, na empreitada de “enfeiar” Robbie, conhecida também pela sua extrema beleza.

Com direção de Craig Gillespie, “Eu, Tonya” absorve o que houve de patético na vida da protagonista. O próprio título evidencia que o filme assume o ponto de vista da patinadora, levando a sucessivas tentativas de explicar suas atitudes erradas.

 

Já está disponível para compra em DVD na ewmix_logo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s