O Ritual – O que era para ser uma jornada espiritual, acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

O longa O Ritual ( The Ritual) é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Adam Nevill.

Quatro amigos reúnem-se numa jornada pelas montanhas escandinavas como forma de honrarem um quinto elemento que morreu recentemente. O que contavam ser uma jornada espiritual acaba por se tornar um verdadeiro pesadelo. O grupo decide improvisar e em vez de seguirem pelo trilho, cortam caminho pela floresta que os separa da pousada, e rapidamente, uma série de acontecimentos paranormais, começam a persegui-los.

Não demora muito para que os bosques revelem seus segredos, de um alce estripado pendurado em árvores a uma abundância de entalhes estranhos na própria madeira.

02 O Ritual

Uma parada em uma cabana abandonada revela o que parece ser um ritual pagão abandonado, e os eventos obscuros de uma festa do pijama deixam o grupo com ferimentos inexplicáveis, pesadelos assombrosos e a visão de um deles, nu, curvado diante de um totem pagão. “Isso não é algo que eu faria”, ele repete depois.

É eficiente e altamente eficaz em seu estilo, baseando-se no som, no design de produção assustador e no próprio medo e equívoco dos homens para criar a sensação de destruição generalizada.  O espectador não vê o monstro em muitos detalhes, deixando o mistério intacto, mas o design da criatura é incrivelmente original.

05 O Ritual.jpg

É impressionante, no entanto, as maneiras pelas quais Bruckner, Nevill e o roteirista Joe Barton são capazes de reconciliar tão habilmente os temas da história de luto, culpa e covardia com o horror em seu centro.

Há que dar mérito aos shots incríveis que conseguiram da floresta sueca (que na verdade é romena). O principal sentimento de horror que se experiencia em O Ritual nasce da misticidade da floresta interminável, até onde o próprio espetador se consegue perder nela.

Terror psicológico e a repulsa física são os pontos fortes do filme. Não perca!

 

Já disponível na ewmix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s