O Candidato Honesto 2 – nossa política é uma piada…

O Candidato Honesto 2, lançado em 2018, funciona como uma continuação do primeiro longa, de 2014 – também ano de eleição presidencial no Brasil.

João Ernesto (Leandro Hassum), após cumprir quatro dos quatrocentos anos de sua pena por crimes de corrupção, é convencido a se candidatar à presidência novamente.

Adorado pelo povo por ser um político que assumiu seus erros, ele vence as eleições, mas não tem vida fácil em Brasília.

Faz várias referências e reproduz com precisão o ambiente político e todos os seus componentes, como a mídia, as manifestações e os próprios políticos.

O filme se preocupa em não ser tendencioso e procura satirizar com a mesma intensidade todos os partidos e ideologias políticas. Trás à tona o que a população brasileira pensa, onde a “política e honestidade não combinam, só tem ladrão”. Não sobra um”.

02 o candidato honesto

Enquanto o primeiro filme mostrava um político qualquer que não conseguia mentir após uma praga de sua finada avó, em uma pegada ‘O Mentiroso’ de Jim Carrey, a sequência decide usar várias figuras politicas para reencenar a destituição da Dilma e posse do Michel Temer adicionando humor.

João encarna ora o ex-presidente Lula no depoimento a um juiz federal, ora Dilma Rousseff em uma guerra perigosa com o seu vice. Mesmo os personagens que orbitam essa jornada são também paródias de players importantes do cenário político – Michel Temer, por exemplo, é o vampiresco Ivan Pires, enquanto Jair Bolsonaro é Pedro Rebento.

Cada detalhe é potencializado com uma lente de aumento para definir fisicamente particularidades, como a mulher com grandes dentes à mostra (um indicativo a Dilma Rousseff, que diz “Abre o olho e cuidado com o Vice”. “Ri como ópera, não como Maracanã”).

05 o candidato honesto

Se valendo do improviso de Hassum, o longa constrói um subtexto crítico divertido que cumpre o que se propõe, isto é, gera uma reflexão sobre o absurdo dos últimos acontecimentos da política nacional.

Não tem somente humor estilo “pastelão” – em uma cena há uma clara referência à obra O Grande Ditador de Charles Chaplin. Em um outro momento, João Ernesto aparece em uma capa de revista com os pés cruzados que remete ao ex-presidente Jânio Quadros que foi flagrado nessa pose durante um impasse político.

O Candidato Honesto 2 irá proporcionar ao espectador momentos de risadas, bem como uma melhor reflexão, compreensão e questionamentos da realidade e do comportamento da política que nós brasileiros enfrentamos…

Já disponível na  ewmix

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s