As Viúvas – mostra mulheres poderosas e levanta os temas do machismo, da corrupção, do racismo e da violência doméstica.

As Viúvas é o novo longa do diretor Steve McQueen, vencedor do Oscar por 12 Anos De Escravidão. Baseado no livro homônimo de Lynda La Plante e na série de mesmo nome que foi ao ar em 1983.

Um assalto frustrado faz com que Harry Rawlins (Liam Neeson) e sua gangue sejam mortos pela polícia e o dinheiro que roubaram seja destruído pelas chamas. Isto faz com que a viúva de Harry, Veronica, seja cobrada para que a quantia roubada seja devolvida.

03 Viúvas

O filme acompanha então, as três viúvas que se unem para limpar a bagunça de seus maridos. Com uma dívida milionária deixada pelo grupo, elas superam o luto e partem para um plano cheio de ideias primorosas e descobrem talentos até então desconhecidos. Verônica, Linda e Alice são vividas pelas atrizes Viola Davis, Michelle Rodriguez e Elizabeth Debicki, respectivamente.

Usando uma planta baixa e um caderno de instruções deixados por Harry elas embarcam na missão mais perigosa de suas vidas e passam a nutrir o mesmo desejo: concluir o plano com sucesso e provar que o submundo do crime não será mais um ambiente historicamente masculino.

A cena inicial já põe em evidência a mistura pretendida pelo diretor Steve McQueen, com um contraponto entre a paixão e o perigo, algo intercalado o tempo todo no filme, por meio das tonalidades entre a força e a emoção.

maxresdefault

Ao longo da trajetória de Veronica, a atriz Viola Davis resplandece com veemência em seus momentos de “chefe da máfia” e nos encanta em suas sequências de descarga emocional.

A vida não ficou fácil para nenhuma delas e as peculiaridades de cada personagem são trabalhadas com esmero. Seja Linda (Michelle Rodriguez), que vê a sua loja e fonte de renda ser despedaçada por mercenários para quitar uma dívida do marido, seja Alice (Elizabeth Debicki), acostumada a uma vida de luxo, que passa a alugar o seu corpo para manter seus status. Ou ainda, Amanda (Carrie Coon) – que não se une ao grupo – às voltas com um bebê de quatro meses.

Não obstante, ainda seguimos também uma subtrama de disputa eleitoral. Nela, contamos com as brilhantes atuações de Robert Duvall, Daniel Kaluuya e Colin Farell.

as-viuvas

Com esse time, As Viúvas ao mesmo tempo que desenvolve um filme de ação, suspense e jogo político, reivindica o protagonismo dessas mulheres antes à sombra da vida bandida dos seus maridos.

É uma obra fortemente feminista, mas sem recair em um empoderamento fantasioso. A sororidade surge pelas circunstâncias, da necessidade instintiva de mulheres se unirem para seguirem vivas.

Também faz críticas à corrupção, ao racismo unido a assassinatos de jovens negros nas periferias americanas e à violência doméstica.

Forte candidato ao Oscar 2019 – não perca!

Já esta disponível na ewmix

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s