Mademoiselle Paradis – é um espetáculo de época que conta a história real de uma pianista cega

Viena, 1777. A pianista cega Maria Theresia Paradis (Maria Dragus), hoje com 18 anos de idade, perdeu a visão durante seus primeiros anos de vida. Após inúmeros experimentos médicos fracassados, seus pais a levam ao controverso médico Franz Anton Mesmer, e ela se junta a um grupo de pacientes extravagantes, que buscam no magnetismo uma oportunidade de cura para males que a ciência tradicional não resolve.

Ela goza de liberdade pela primeira vez neste mundo, mas começa a notar que, se o tratamento de Mesmer lhe permite recuperar a visão, Lhe faz perder sua virtuosidade musical.

“Mademoiselle Paradis” é um espetáculo de época impregnado de uma história que é quase inebriante demais para se acreditar.

01 Mademoiselle Paradis.jpg

O filme é um drama histórico elegantemente representado pela fotografia de Christine A Maier e ambientado na era dos Habsburgos, tão vibrante na cultura. Inspirado na história real de Paradis, cujo trabalho apenas parcialmente sobreviveu. O filme é uma adaptação do romance de sucesso Mesmerized por Alissa Walser , e o roteiro foi o trabalho espetacular de Kathrin Resetarits.

Os espectadores em sua maioria não estão familiarizados com a história da personagem e provavelmente irão correr para a internet, e descobrir que a mulher em sua maioria referida na tela como Therese, realmente conseguiu recuperar a visão com a ajuda do controverso médico Dr. Franz Mesmer.

Igualmente fascinante é o trabalho da estrela Maria Dragus , uma atriz germano-romena que fez sua estreia no cinema em A Fita Branca de Michael Haneke, também conhecida por seu trabalho em Formatura de 2016.

04 Mademoiselle Paradis.jpg

Ela capta as complexidades de uma figura que perdeu a visão em uma idade muito jovem, e desde então tem sido treinada implacavelmente para executar. Uma das constantes em sua vida é a sugestão de que, devido a sua deficiência, sua aparência e seu gênero, ela não é nada sem seu talento.

A história de Maria Theresia von Paradis e do Dr. Franz Mesmer é tão convincente e tão perturbadora que só nos resta querer assistir, e querer ver um pouco além do que a história nos traz. É uma cinebiografia musical contada com paixão, graça, requinte e muita competência.

Já esta disponível na  ewmix

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s