Sobibor – representante da Rússia no Oscar 2019 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro

Baseado numa história real de uma revolta que ocorreu no campo de extermínio russo de Sobibor, durante a Segunda Guerra Mundial, e do oficial soviético Alexander Pechersky (Konstantin Khabenskiy).

Quando era um prisioneiro de guerra em Sobibor, Pechersky conseguiu fazer o impossível: organizar um motim que resultou na fuga em massa dos prisioneiros do local. Muitos dos fugitivos foram mais tarde capturados e mortos – o resto, liderado por Pechersky, conseguiu se juntar aos seus compatriotas e engrossar as linhas defensivas russas.

Pecersky era um judeu incorporado na Rússia – foi um líder nato que organizou um comitê na prisão composto de judeus russos e ucranianos, bem como prisioneiros de guerra russos, para planejar a revolta e escapar.

05 Sobibor

Enquanto o oficial nazista da SS, Karl Frenzel (Christopher Lambert de Highlander – O Guerreiro Imortal) atormenta prisioneiros, a determinação destes só cresce. Apesar o plano não funcionar exatamente como planejado, 300 dos 600 prisioneiros escaparam.

Muitos acabam mortos ou recapturados. Alguns são levados para as famílias polonesas e escondidos. No final, 58 pessoas, 48 homens e dez mulheres, são conhecidos por terem sobrevivido.

Sobibor é uma produção inovadora para a indústria cinematográfica russa, que praticamente não havia produzido filmes que mencionam os historiadores do Holocausto e da Rússia. Isso mesmo após a queda da União Soviética, que culmina em uma perturbadora falta de conhecimento histórico sobre o Holocausto em todo o país.

07 Sobibor.jpg

De acordo com Izabella Tabarovsky, mestre em artes e História Russa, escrevendo no The Rússia File, do Kennan Instituteblog, a ideia para o filme foi originalmente concebida por Vladimir Medinsky, o chefe do Ministério da Cultura da Rússia, que financiou sua produção, e teve grande apoio e promoção do Kremlin, a ponto de estar na agenda do não uma, mas duas cúpulas entre o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Sobibor é um filme imponente, que expõe uma parte da trágica história da Humanidade, relembrando o 75º aniversário da revolta. Foi o representante da Rússia no Oscar 2019 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Já disponível na  ewmix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s